sexta-feira, 21 de março de 2008

DICAS ANDANDO EM UMA RODA (Grau)

Passo 1:
Acostumar-se com a moto é o básico, não adianta tentar aprender com a melhor moto para a prática do wheeling se você não estiver familiarizado com ela, acostume-se com a moto ao máximo, sinta seu peso, ouça a sua aceleração, tente acostumar-se com o jeito o qual ela se desenvolve quando você a acelera, faça com que a moto inicie suas intenções quase que no pensamento.

Passo 2:
Comece acostumando-se ao freio, freie a moto várias vezes com força com a moto bem devagar, depois freie com força porém em pé sobre a moto, cuidado para não ser arremessado na frente dela, sempre em baixa velocidade, quase parando, freie também inclinando o corpo bem para frente depois para trás. Isso durante um bom tempo mesmo!

Passo 3:
Agora você irá associar aceleração e freio, respectivamente, fique em posição de pé sobre a moto para dificultar mais, comece essa sequência, dê uma acelerada e freie, dê outra acelerada mais curta e freie com força, novamente dê outra acelerada mais curta ainda e freie com mais força ainda e assim por diante, repita várias vezes.

Passo 4:
Agora é prá valer, em um local inclinado venha bem devagar, agora entenda o seguinte: Para a moto empinar você terá que fazer com que a física faça o seu papel, quando a moto estiver em movimento dê um toque no freio traseiro milésimos de segundos antes do cabrito, arranhe “LEVEMENTE” a embreagem, ou seja puxe ela só um pouco e solte seguidamente, evite segurá-la algum tempo a mais, a manha está em aumentar gradativamente a aceleração (rapidamente) ao tempo em que se solta a embreagem elevando a rotação do motor ao ponto em que será o suficiente para que a frente suba com a pressão do arranque, porém para realmente ter controle em motos de mais baixa cilindrada não basta só acelerar, puxe o guidon para cima como se estivesse empinando uma bicicleta, além de criar um apoio a força do motor que em alguns casos usa-se bastante da potência do motor para subí-la, dará também uma sensação maior de controle e dosagem pois a força colocada interfere e bastante na velocidade de subida o que é muito importante pois é o que evita sustos e posteriormente quedas, porém nesse teste você irá subir a frente e tentar equilibrar-se ao máximo jogando o corpo para frente, mas não vá encostar o capacete no guidon, apenas deixe com que o seu corpo detecte em qual posição ele ficará melhor acomodado, depende muito também de quem pilota, ex: alguns caras mais magros gostam de deixar seu corpo praticamente pendurado na moto, outros já se esquivam muito para frente, porém uma dica importante: MANTENHA-SE SOBRE A MOTO, LEMBRE QUE UMA MOTO NORMAL (DT200/XR200/CBX200), PESA NA FAIXA DOS 110 A 125 KG E QUE O PESO DE UM CARA DE UNS 70 KG FARÁ MUITA DIFERENÇA SOBRE A MOTO, então evite tirar seus pés de sobre a pedaleira tentando alcançar o chão, abra as pernas se quiser e assim o achar melhor mas pés sobre as pedaleiras!!! Afinal você irá acionar o freio traseiro com o mesmo.

Passo 5:
A moto estará empinando, nisso aproveite que é uma subida e comece a bombar o acelerador ela fará movimentos de subida e descida da roda dianteira conforme você girar o acelerador, uma sensação que inicialmente o assustará mas mantenha-se firme, conforme o morro a moto irá subi-lo devagar e de uma roda, nisso aproveite para adquirir e treinar seu equilíbrio fazendo o mesmo por várias vezes, porém dosando sempre a aceleração, a vantagem será que você não precisará de freio, controlará a moto apenas no acelerador deixando que o seu equilíbrio e a faixa de rotação e aceleração mova a moto morro acima andando em uma roda. Treine bastante, a idéia é você adquirir experiência e flexibilidade no pulso na hora de girar o acelerador e controlar a Rotação do motor, além do equilíbrio adquirido que é vital para dar seqüência.

Passo 6:
Último passo, procure um morro com pelo menos metade da inclinação do outro no qual você treinou, pouca inclinação porém é necessário que haja inclinação suficiente para que a moto não “embale”, ou seja não pegue uma velocidade que seja prejudicial ao seu equilíbrio, pois andar de uma roda em velocidades mais altas exige uma maior habilidade no freio sem contar a queda que em baixa velocidade pode vir a não te machucar e até mesmo a não estragar a moto em nada. Dando seqüência, faça exatamente igual ao Passo 5 porém dessa vez além de concentrar-se na aceleração, no equilíbrio e na velocidade, concentre-se também em tentar movimentar o seu pé ao freio tento a moto já em posição de uma roda, porém, bombe o acelerador e em seqüência a cada bombada, tente tocar o freio mesmo que levemente, o importante é conseguir fazer o movimento, após muito treino aí sim se preocupe em tornar o freio sua fonte de controle em vez da aceleração X equilíbrio, pois o freio pode agir igualmente os mesmos associados, ou seja você troca dois controles por apenas um, e com a maior vantagem, a moto nunca irá virá para trás se você sempre acionar o freio traseiro no momento em que sentir que sua inclinação excede o necessário, após vários e vários treinos, e que esteja dominando o uso do freio aí sim passe para uma superfície totalmente plana, mas lembre-se e não erre como eu já errei várias vezes: CONTROLAR A MOTO DE UMA RODA SOMENTE NA CAIXA ATÉ QUE É GOSTOSO, MAS É O FREIO QUE IRÁ GARANTIR QUE A PELE DE SUA BUNDA CONTINUARÁ LISA E ESTICADA!

Lembre-se:
Todo e qualquer equipamento ainda é pouco, sempre treine devidamente equipado e em um local seguro e sem a circulação de veículos ou pedestres,



“O direito de um indivíduo acaba aonde começa o direito do outro!”

31 comentários:

Franciney disse...

Ai Irmão muito obrigado pelas dicas meu sonho antigo era aprender andar em uma roda mas sempre tive medo do grau até hoje,mas acho que agora vou aprender mandar bonito.Ai cara sempre deixe umas dicas assim pra galera,nós loucos por motos precisamos de pessoas como vc para nos ajudar.Valeu irmão muito obrigado

ionildo disse...

EI IR. VALEU PELAS DICAS EU JÁ ANDO UM POUCO MAIS TENHO MUITO O QUE APRENDER AINDA, ESSAS DICAS DA PRA AJUDAR BASTANTE. VALEU!!!1

Quaty disse...

ainda não sei bem uzar o freio vou tentar depois dessa dica valeu qualquer duvidas sobre motos posso ajudar ok ....valeu

mike disse...

Será que é possível aprender a empinar sem queimar os discos de embreagem, cair p/trás, se machucar ou danificar a moto ? Eu tenho uma twister 2005 c/ pinhão 14 (relação alongada) que mesmo pilotos c/ muita prática tem dificuldades p/ fazer levantar. Como ela não tem a mesma arrancada que tinha c/ relação original (pinhão 13) talvez seja necessário queimar mais disco de embreagem p/ manter o giro mais alto e c/ isso torque necessário p/ ela empinar. Porque quando eu solto a embreagem sem dar o puxão no guidão ela não tira o pneu do chão mais do que 1 dedo... alguém pode confirmar se isso tem algo a ver ? Relação alongada dificulta empinar, ou é falta de intimidade c/ a moto mesmo ? (ou falta de coragem de manter a aceleração) Mike.

Rapadura disse...

Ai valeu pelas dicas mas tenhomuito ainda pra aprender, tenho uma fazer 250 e estou com uma duvida, empinar de 1 ou de 2 marcha???? De 1 ela sobe e desce rápido demais e de 2 não sobe o suficiente. Se puder me responda ficarei muito grato, abraços Léo

cocão disse...

valeu meu camarada ja to ate descendo morro no paradão fiz conforme mado saiu tudo pela ordem !!!

breno disse...

poxaa vlw msm galera eu tava msm precisando de umas aulinhas msm powW pq meus colegas falam q o melhor e ir controlar no freio mais eu nao concigo eu jogo com uma biz 125 ai eu jogo com o pe na pedalera traseira e nao concigo apertar o freio eu so fico bombando a aceleraçao sem apertar o freio ...!

controlando na aceleraçaO mais vlw galera vcs estaO de PARABENSSS !!

powW add meu orkut ai

breninhoo_richard@hotmail.com

vlw se quizer meu msn tbem eo msm do orkut vlww !

junior disse...

ei cara flo mesmo..
agora vou sair daqui andando de uma roda so..
kkkkk

Madson disse...

porra kra essas dicas sao massas to querendo aprender andar de uma roda numa biz 125 ano 2007 eh a maior onda

muriel disse...

hei parceiro tow precisando de umas dicas pra praticar manobras.

felipe_alessander disse...

Exatamente como meu professor de Wheeling Thiago "o Louco da ybr" no orkut me encinou dando esses toques show mesmo !!!!!

Matheus & Ana disse...

PO cara muito maneiro eu fui afobadoo e domingo virei pra tra cum a minha cg150, Maiis depoiis vou por uma churrasqueira e fazer desses jeitos vLw... !

dulleyan disse...

oie...morro d vontade de por minha motoka no grau...vou começar a treinar com um colega no sábado...e axei mto interessante as dicas...vou tentar colocá-la em prática...meninas tb podem neh??? rsrsrs....espero q eu consiga...
se qr add...ra.bruxynha@hotmail.com...
byyyy!!!!!!!!!

todo-todo disse...

Vlw mlk , agora eu vou
pegar minha 150 .e praticar
espero que ñ tome quedas ,
mas vou sem modo de cair

tiago disse...

é isso aí meu irmão wheeling na vea é nois ki manda na moto e ñ ela na gent art e grau e rl e mas....

Tiago MuniZ

no aula yes wheeling

Me quebro mas nao paro.
Ralo as costas mas nao gasto freio.
Eu empino sim e to vivendo.
Tem gente q nao empina e ta morrendo.
Sempre fiz o que quis.
Por isso tenho cicatriz.
Devagar eu chego la.
Mas correndo é mais da hora.
De costas ou de nariz.
Eu nao paro so um BIKER feliz.

Grau é arte,RL Faz parte
Gastar o pneu é da hora comprar outro q é phoda


partipem da minha comu aí


Para ver a página da comunidade 'ÅÞRËÑÐÎZ ÐØ GRÅÜ® Tiago', acesse: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=57479554&mt=7

tiago disse...

Para ver a página da comunidade 'ÅÞRËÑÐÎZ ÐØ GRÅÜ® Tiago', acesse: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=57479554&mt=7

no aula yes wheeling

Me quebro mas nao paro.
Ralo as costas mas nao gasto freio.
Eu empino sim e to vivendo.
Tem gente q nao empina e ta morrendo.
Sempre fiz o que quis.
Por isso tenho cicatriz.
Devagar eu chego la.
Mas correndo é mais da hora.
De costas ou de nariz.
Eu nao paro so um BIKER feliz.

Grau é arte,RL Faz parte
Gastar o pneu é da hora comprar outro q é phoda





─┐ ─┐☆
 │▒│ /▒/
 │▒│/▒/
 │▒ /▒/─┬─┐
 │▒│▒|▒│▒│
┌┴─┴─┐-┘─┘
│▒┌──┘▒▒▒│
└┐▒▒▒▒▒▒┌┘
 └┐▒▒▒▒┌┘
Tem que ser forte
Não chorar
Tem que ter fé pra suporta

charles disse...

ai mano eu ja participei ate de uma equipa depois te ensino pode cre

Luiz Felipe disse...

pow vlw vlw ai galera estou dominando minha moto ja so falta saber usar o freio mas minha moto naum exige freio pois empino de quinta crf 250 r.........

Ana disse...

Po , pro lek que tem a 250 e axa que é por culpa da relação , não tem nada a ve ...
de segunda você tem que usar os baços mesmo , e se der mole vai da com as costas no chão , vai de vaga , pq se ela subir tem que ter pratica pra faze ela volta , maiis vai de vagasiim que tu consegue , de primeira você deixa subir o giro , mais nem tanto , mais ja com o pé no freiio e vai nesse , o segredo todo é caiir :D

Wheeling na VEIA e pau no cú dos manée ! (yn)

bruno disse...

PORRA TO APREDENDO COM UMA BIZ 125 a nova meu pai mi deu de aniversario , até qui eu aprendi um pouco lendo issso

NeTo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NeTo disse...

Ai suas dica realmente fuciona eu panho he uma xtz 125 já tó esbagaçano nas ruas ai galera vcs ki querem aprender ou já sabi é muito emportante usa capacete e outros equipamento....

Wenner disse...

Feraa, e o controle de embreagem ?
AbraÇ

Daniel disse...

bom dia amigo...
pow eu tow aprendendo com uma twister.. antes eu ja jogava com uma fan 125.. mas eu não consigo manter ela no alto.. eu jogo e vou levando até a moto pedir marcha..não consigo manter ela no freio.. me enrolo todo

dah uma dica esperta aí.

Matheus disse...

aEE SE CHAMA MATÁA ELA NO ALTO ... TEM QUE COLOCAR MAIS MARCHA , E TA UM TOQUINHO EMBREAGEM , E IR LARGANDO O ACELERADOR DE POQUINHO EM POUQUINHO ! E MEIO COMPLICADO PRECISA DE EXPERIENCIIA !
WHEELING É NÓIIS !:d

jhon disse...

vou tentar seguir estas dicas para ver se eu aprendo! valeu mesmo mano pelas dicas FIQ NA PAZ MALUCO.

Assucena disse...

Meu Primo é fodaa(LecoLeal)

Negão BH disse...

VALEU cumpadi !!! As dicas são o canal.. principalmente a de dar um toq no freio antes.. ela engole as canelas e chamamos exatamente no coice da suspensão dianteira. Agora, é de 1ª mesmo ? tenho que pular no banco ? Chamo em pé ou sentado ? e o RL, vc tem o canal tbm ?

lucas disse...

eu ja peguei a manha ja faz tempo!!

Daniel disse...

ai mano essa parte eu já sei agora me fala a manha do zerinho com o pé na churasqueira hi sentado

daniel disse...

po mano valeu aiii ... acho q agora vou conseguir